segunda-feira, 16 de julho de 2007

Amigos/Friends

Viveu em tempos numa pequena ilha grega com seu pai uma menina de seu nome Demetra.
O seu pai era pescador e todos os dias pegava no seu barco e fazia-se ao mar para apanhar peixe para depois o vender e assim fazer algum dinheiro para ele e para a filha.

Um dia no entanto o pai de Demetra nao regressou do mar.Demetra esperou,esperou mas ele nao voltou.A pequena Demetra estava agora sozinha.A sua mãe tinha falecido quando ela era ainda muito nova para se lembrar e agora tinha perdido tambem o seu pai.Estava triste e sem saber o que fazer.


Decidiu ir a igreja e rezar porque já tinha visto mulheres fazer isso quando estavam preocupadas com pessoas da sua familia que estavam no mar.
A igreja era no cimo de um monte.Demetra levantou-se de manha bem cedo e segiu o caminho que atravessava a floresta em direcçao a igreja.

No momento em que entrou na floresta viu uma cobra a seus pes.
Ficou paralizada.Entao a cobra disse:Nao tenhas medo,eu nao te vou morder,sabes as pessoas tem medo de mim porque eu sou muito diferente dos seus animais de estimação,é por isso que eles pensam que sou má e agressiva.O que fazes tu sozinha na floresta?
Demetra explicou tudo a cobra a qual disse:Nao te preocupes eu levo-te a igreja.Há um rio perto e eu aproveito para beber um pouco de àgua.Desta maneira posso tambem manter-te debaixo de olho já que es muito nova para andares sozinha pela floresta.

Andaram um pouco quando de repente na sua frente surge uma raposa.A cobra ficou estatica.A raposa é um dos seus piores inimigos mas nao queria deixar Demetra sozinha.Entao a raposa disse:Diz a cobra para se acalmar .Eu nao a vou atacar.Isto de as cobras e as raposas serem inimigos é apenas um mito.como nao nos conseguimos entender devido a nao falar-mos a mesma lingua,nao lhe posso explicar.Fazes o favor de lhe explicar?

Demetra disse:Eu vou-lhe dizer mas fica sabendo que eu tambem nao gosto de raposas.A minha tia disse-me que as raposas lhe roubam as galinhas.Ela diz a verdade disse a raposa.Mas eu nao roubaria nenhuma galinha se a minha mae me desse um ovo todos os dias ao pequeno almoço,como ela faz com os seus filhos.O que fazes sozinha na floresta?
Demetra disse tudo a raposa e disse a cobra para nao ter medo da raposa.
A raposa disse:Eu acompanho-te a igreja.La perto existe uma vinha e assim aproveito e sempre como qualquer coisa.E aproveito a ocasiao para ficar amigo da cobra.

Passado algum tempo avistaram alguns caçadores e esconderam-se,porque se eles vissem a raposa ela estaria em perigo.
Continuaram a andar e a uma curta distancia da igreja um tipo grande e muito mal encarado apareceu-lhes a frente.Olhou para eles com um esgar malefico na cara e disse:Vou fazer um bom dinheiro com a pele da cobra,mas mais vou fazer com a pelo da raposa e no que diz respeito a ti rapariga ainda mais vou fazer.

A raposa fugiu na direcçao dos caçadores e a cobra atacou o homem.O homem gritou de dor e ao mesmo tempo os caçadores começaram a disparar porque tinham visto a raposa.
Quando o homem ouviu os tiros teve medo e fugiu.

O padre que se encontrava na igreja ouviu os tiros e correu para a floresta onde encoutrou Demetra a quem perguntou:Estas bem?
O que fazes sozinha na floresta?
Vim rezar pelo meu pai que esta desaparecido.Ele foi pescar e ainda nao regressou.
Demetra o teu pai ja regressou.Acabei de ver o seu barco entrar no porto tu tambem o podes ver se te colocares nesta posiçao.Olha!
Demetra olhou e como estavam no cimo do monte tinha um bom campo de visao de tudo em redor,o barco de seu pai tinha de facto acabado de chegar.Extremamente aliviada,ouviu o padre dizer:Demetra eu levo-te a casa é muito perigoso andares sozinha pela floresta
Mas eu nao estava sozinha,Demetra disse:È possivel encontrar amigos nos sitios menos provaveis se nao tivermos medo de os deixar chegar perto de nós.O padre sorriu,e continuaram o caminho para casa de Demetra.

Sem comentários: